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WORKSHOP: PREVENÇÃO DE ACIDENTES E PRIMEIROS SOCORROS

WORKSHOP: PREVENÇÃO DE ACIDENTES E PRIMEIROS SOCORROS


O que é a Lei Lucas?
A Lei Lucas (Lei Federal 13.722 – 2018) ganhou esse nome em homenagem ao menino Lucas Begalli, que morreu engasgado em uma excursão escolar.
A dor da tragédia levou a família de Lucas a lutar para proteger outras crianças desse risco. O esforço valeu a pena com a aprovação da lei no Congresso Nacional, após anos de luta. Com a adequação de todas as escolas, casos como o de Lucas não voltarão a acontecer.
Essa lei tornou obrigatório que todas as escolas de educação básica e recreação infantil do Brasil tenham professores e colaboradores capacitados em primeiros socorros. treinamento em primeiros socorros nos estabelecimentos de ensino básico e recreação infantil.

O Workshop Primeiros Socorros tem como público alvo professores, educadores, recreadores, pais e pessoas interessadas no tema.

Objetivo:

propiciar condições técnicas de atendimento imediato e eficaz à criança, ao adolescente e ao adulto por meio dos primeiros socorros.
promover, por meio da dramatização, situações que possam ocorrer no dia-a-dia.

Conteúdo:
• FERIMENTOS E CORTES
• QUEIMADURAS
• MORDIDAS HUMANAS
• MORDIDAS DE ANIMAIS
• PICADAS DE ABELHAS
• CORPOS ESTRANHOS (NARIZ, OUVIDO, OLHOS)
• TRAUMATISMOS E QUEDAS
• FRATURAS
• HEMORRAGIAS
• CONVULSÕES
• CHOQUE ELÉTRICO
• INTOXICAÇÃO
• ENVENENAMENTO
• ASFIXIA
• ENGASGAMENTO
• REANIMAÇÃO CARDIORRESPIRATÓRIA.

Duração: 2 horas
Investimento: sob consulta (dependendo número de participantes)

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PALESTRA ADULTO: A SEXUALIDADE NA ADOLESCÊNCIA

PALESTRA ADULTO: A SEXUALIDADE NA ADOLESCÊNCIA

“Se a sexualidade está no corpo, no pensamento, no sentimento, em nossas formas de comunicação, na energia que alimenta e sustenta nossos movimentos e atividades em relação a algo, então precisamos conversar sobre este assunto. Entender alguns conceitos em sexualidade e quais são as principais características de seu desenvolvimento nas diferentes fases da vida pode contribuir para que as manifestações da sexualidade sejam consideradas pelos adultos com respeito e cuidado às crianças para que possam se desenvolver em todo o seu potencial.” 

Público Alvo: pais, professores e educadores.

Conteúdo Programático:

    1. PRINCIPAIS CONCEITOS
      1. Sexualidade Humana
      2. Sexo e Gênero
      3. O processo de desenvolvimento da dinâmica sexual
    2. EDUCAÇÃO SEXUAL A PARTIR DOS 10 ANOS
      1. Mudanças corporais na adolescência
      2. Primeira vez
      3. Gravidez na adolescência
      4. Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs)
    3. CONSIDERAÇÕES FINAIS

Duração: 1h30

Investimento: R$50,00.

 

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CURSO: CONVERSANDO COM ADOLESCENTES SOBRE SEXUALIDADE

CURSO: CONVERSANDO COM ADOLESCENTES SOBRE SEXUALIDADE

Público alvo: Adolescentes a partir de 13 anos.

Objetivos:

  • Contribuir para a formação adolescentes a partir de 13 anos de idade por meio de ações de promoção da saúde, visando ao enfrentamento das vulnerabilidades que comprometem o seu pleno desenvolvimento.
  • Proporcionar espaço de reflexão e orientação científica sobre temas relacionados à sexualidade humana.

Justificativa:

O desenvolvimento humano caracteriza-se pelo desenvolvimento físico, intelectual e emocional, em interação com o meio sociocultural e histórico.

Para que os jovens sejam capazes de cuidar de si, o conhecimento de temas relacionados à saúde e à prevenção de doenças é de extrema importância. O conhecimento e a possibilidade de exteriorizar suas dúvidas são fundamentais nesse processo.

Lembramos que a sexualidade não se manifesta apenas depois da puberdade; ela faz parte das relações que a criança estabelece desde os primeiros dias de vida.

A construção dos alicerces da sexualidade começa na infância: a capacidade de se ligar afetivamente, a identidade sexual, o respeito, a confiança em si e no outro, a imagem corporal, a segurança, a autoestima e a autonomia, os limites, as normas e os valores morais.

Por meio do conhecimento de temas relacionados à saúde e à sexualidade, o jovem é capaz de desenvolver habilidades interpessoais, sociais e emocionais, identificar os próprios valores, exercitar a cidadania, valorizar a vida e fazer escolhas assertivas. 

Conteúdo:

  • SEXO E SEXUALIDADE: QUAL A DIFERENÇA? Apresentação de conceitos científicos relacionados à sexualidade.
  • O QUE ESTÁ ACONTECENDO COM O MEU CORPO? Mudanças corporais na adolescência.
  • A PRIMEIRA VEZ: INICIAR OU ADIAR? Reflexão sobre a necessidade de conhecer as implicações do início da vida sexual e das responsabilidades envolvidas nessa decisão.
  • GRAVIDEZ NÃO PLANEJADA E INFECÇÕES SEXUALMENTE TRANSMISSÍVEIS (ISTs): COMO EVITAR? Conhecer os métodos contraceptivos para a prevenção da gravidez e para a saúde sexual.

Duração:  4 encontros de 1 hora.

Investimento:  R$300,00 à vista ou em 2x no cartão.

 

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CURSO: CONVERSANDO COM PRÉ-ADOLESCENTES SOBRE SEXUALIDADE

CURSO: CONVERSANDO COM PRÉ-ADOLESCENTES SOBRE SEXUALIDADE

Público alvo: Pré-adolescentes de 10 a 12 anos.

Objetivos:

  •  Contribuir para a formação de pré-adolescentes de 10 a 12 anos por meio de ações de promoção da saúde, visando ao enfrentamento das vulnerabilidades que comprometem o seu pleno desenvolvimento.
  • Proporcionar espaço de reflexão e orientação científica sobre temas relacionados à sexualidade humana.

Justificativa:

O desenvolvimento humano caracteriza-se pelo desenvolvimento físico, intelectual e emocional, em interação com o meio sociocultural e histórico.

Para que os jovens sejam capazes de cuidar de si, o conhecimento de temas relacionados à saúde e à prevenção de doenças é de extrema importância. O conhecimento e a possibilidade de exteriorizar suas dúvidas são fundamentais nesse processo.

Lembramos que a sexualidade não se manifesta apenas depois da puberdade; ela faz parte das relações que a criança estabelece desde os primeiros dias de vida.

A construção dos alicerces da sexualidade começa na infância: a capacidade de se ligar afetivamente, a identidade sexual, o respeito, a confiança em si e no outro, a imagem corporal, a segurança, a autoestima e a autonomia, os limites, as normas e os valores morais.

Por meio do conhecimento de temas relacionados à saúde e à sexualidade, o jovem é capaz de desenvolver habilidades interpessoais, sociais e emocionais, identificar os próprios valores, exercitar a cidadania, valorizar a vida e fazer escolhas assertivas.

Conteúdo:

O QUE ESTÁ ACONTECENDO COM O MEU CORPO? Mudanças corporais na adolescência (2 aulas com duração de 1 hora).

ENTENDENDO A SEXUALIDADE NA ADOLESCÊNCIA. Apresentação de conceitos científicos relacionados à sexualidade (1 aula de com duração de 1 hora).

INFECÇÕES SEXUALMENTE TRANSMISSÍVEIS (ISTs): COMO EVITAR? Prevenção das Infecções Sexualmente Transmissíveis (1 aula com duração de 1 hora).

Duração:  4 encontros de 1 hora.

Investimento: R$300,00 à vista ou em 2x no cartão

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PALESTRA: A SEXUALIDADE COMEÇA NA INFÂNCIA

PALESTRA: A SEXUALIDADE COMEÇA NA INFÂNCIA

“Se a sexualidade está no corpo, no pensamento, no sentimento, em nossas formas de comunicação, na energia que alimenta e sustenta nossos movimentos e atividades em relação a algo, então precisamos conversar sobre este assunto. Entender alguns conceitos em sexualidade e quais são as principais características de seu desenvolvimento nas diferentes fases da vida pode contribuir para que as manifestações da sexualidade sejam consideradas pelos adultos com respeito e cuidado às crianças para que possam se desenvolver em todo o seu potencial.” 

Público Alvo: pais, professores e educadores.

Conteúdo Programático:

1. PRINCIPAIS CONCEITOS

     a. Sexualidade Humana

     b. Sexo e Gênero

     c. O processo de desenvolvimento da dinâmica sexual

2. EDUCAÇÃO SEXUAL NAS DIFERENTES FAIXAS ETÁRIAS

      a. Até os 5 anos

      b. Dos 6 aos 11 anos

      c. Dos 12 aos 14 anos

      d. Dos 15 aos 17 anos

3.CONSIDERAÇÕES FINAIS

Fontes:

  • A sexualidade começa na infância – Maria Cecília Pereira da Silva (Organizadora)
  • Educação sexual em 8 lições – Laura Muller
  • IBGE – Pesquisa Nacional de Saúde do Escolar (Pense) divulgada em 26/8/16
  • Documentário: O COMEÇO DA VIDA – Direção: Estela Renner (2016) – (UNICEF, Fundação Maria Cecília Souto Vidigal, Alana Bernard, Van Leer Foundation).
  • Documentário: THE MASK YOU LIVE IN – Direção: Jennifer Siebel Newsom (2015)

Duração: 1h30

Investimento: sob consulta.

 

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CURSO: ATUALIZAÇÃO EM SAÚDE E EDUCAÇÃO

CURSO: ATUALIZAÇÃO EM SAÚDE E EDUCAÇÃO

Público alvo: Pais, professores e profissionais que atuem com crianças.

Objetivos:

  • fornecer informações para os cuidados com a criança focando o seu bem estar físico, psíquico e social em seus primeiros seis anos, permitindo maior eficiência e técnica profissional. 
  • dar subsídios ao educador para a promoção da prevenção de acidentes;
  •  propiciar condições técnicas de atendimento imediato e eficaz da criança por meio dos primeiros socorros.

Metodologia:

  • utilização de metodologia participativa, na qual a estratégia para que se atinja o envolvimento dos participantes se dá por meio da utilização de recursos audiovisuais, materiais didáticos, dinâmicas de grupo.

Conteúdo: 

  • POSTURA PROFISSIONAL: Atribuições da função, comportamento no trabalho, comunicação, uniforme, higiene pessoal e saúde, limites, responsabilidades do educador.
  • DESENVOLVIMENTO E EDUCAÇÃO DA CRIANÇA: Noções de desenvolvimento infantil; sexualidade infantil; relação saudável com a criança (disciplina e limites); a importância do brincar.
  • A ROTINA E OS CUIDADOS COM A CRIANÇA: Sono, banho, troca de fraldas, choro, colo, alimentação (higienização dos alimentos e utensílios do bebê), passeio; controle esfincteriano.
  • PREVENÇÃO DE ACIDENTES: Cuidados e manutenção do ambiente escolar.
  • PRIMEIROS SOCORROS: ferimentos, queimaduras, mordidas humanas e de animais, picadas de abelhas, corpos estranhos (nariz, ouvido, olhos), fraturas, traumatismos, hemorragias, convulsões, choque elétrico, intoxicação, cardiorrespiratória.

Duração:  de 4 horas até 30 horas (dependendo da necessidade da contratante).

Investimento: sob consulta.

 

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CURSO: CAPACITAÇÃO PARA CUIDADORES DE IDOSOS

CURSO: CAPACITAÇÃO PARA CUIDADORES DE IDOSOS

“Tudo que existe e vive precisa ser cuidado para continuar existindo. Uma planta, uma criança, um idoso, o planeta terra. Tudo que vive precisa ser alimentado. Assim, o cuidado, a essência da vida humana, precisa ser continuamente alimentado. O cuidado vive do amor, da ternura, da carícia e da convivência”. (BOFF, 1999)

Público alvo: familiares, cuidadores de idosos, educadores, professores.

Justificativa:

Os avanços na área da saúde têm possibilitado que cada vez mais pessoas consigam viver por um período mais prolongado, mesmo possuindo algum tipo de incapacidade.

Proporcionar uma melhor qualidade de vida ativa, afetiva e fazendo parte da comunidade a essas pessoas é uma das demandas para a família, sociedade e poder público. Dessa forma, a presença do cuidador nos lares tem sido mais frequente, havendo a necessidade de capacitação e orientação para o cuidado dos entes queridos.

Objetivos:

  • Oferecer conhecimento científico para famílias e profissionais que atuem com idosos.

Conteúdo:

1. Introdução ao estudo do envelhecimento.

2. Saúde do idoso – principais doenças do envelhecimento.

3. O cuidador de idosos e o processo de ajuda.

4. Cuidados de higiene, conforto e manobras facilitadoras do dia-a-dia.

5. Cuidados com medicação.

6. Cuidados com aspectos psicossociais.

7. Cuidados com o ambiente.

8. Cuidados com a pessoa idosa com alterações cognitivas. 

9. Cuidados em situações de urgência e emergência.

10. Sexualidade na terceira idade.

11. Morte e luto.

12. Os direitos da pessoa idosa.

13. Violência e maus tratos.

14. Cuidados com aquele que cuida.

Duração: 30 horas

Investimento: sob consulta.

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OFICINA: QUALIDADE DE VIDA, SAÚDE, AFETIVIDADE E SEXUALIDADE

OFICINA: QUALIDADE DE VIDA, SAÚDE, AFETIVIDADE E SEXUALIDADE

“Tudo que existe e vive precisa ser cuidado para continuar existindo. Uma planta, uma criança, um idoso, o planeta terra. Tudo que vive precisa ser alimentado. Assim, o cuidado, a essência da vida humana, precisa ser continuamente alimentado. O cuidado vive do amor, da ternura, da carícia e da convivência”. (BOFF, 1999)

Público Alvo:  idosos e adultos.

Justificativa:

Nas últimas décadas, a população de idosos aumentou significativamente. Segundo a Organização das Nações Unidas (ONU), são considerados idosos os indivíduos com mais de 65 anos para os países desenvolvidos, e com mais de 60 anos para os países em desenvolvimento. Em 2050, segundo a própria ONU, um quinto de todos os habitantes do planeta será composto por idosos. 

Para compreender melhor o indivíduo idoso, as pessoas que convivem com ele precisam encará-lo sob os aspectos emocionais, físicos e saber mais sobre sua saúde e sexualidade. Sob o aspecto psicológico é importante entender o que se passa com suas emoções, sentimentos, principalmente os medos, inseguranças e confusões a que todos estamos sujeitos em idade mais avançada.

Sob o enfoque social, é necessário ajudá-lo a procurar e encontrar novos papéis na sociedade, propiciando-lhe, dessa maneira, uma melhor qualidade de vida.

Objetivo:

Proporcionar ao idoso, de maneira lúdica, a oportunidade de refletir sobre temas relacionados a essa importante fase da vida.

Conteúdo Programático:

Jogo: CARTAS NA MESA (Instituto Kaplan)

Este jogo é uma combinação entre jogos de cartas muito conhecidos e apreciados no Brasil e algumas inovações e regras. É divertido e bem dinâmico. No entanto os naipes são diferentes dos de baralhos comuns. Ao invés de copas, ouro, espada e paus, CARTAS NA MESA, apresenta novos tipos de naipes com o objetivo de preparar e informar adultos e pessoas da terceira idade para uma das fases mais importantes da vida.

Os naipes/temas utilizados nesse jogo são:

      • Qualidade de vida
      • Saúde
      • Afetividade
      • Sexualidade

Duração: 1h30

Investimento: sob consulta.

 

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