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COVID-19: CONSULTORIA EM SAÚDE PARA ESCOLAS E EMPRESAS

COVID-19: CONSULTORIA EM SAÚDE PARA ESCOLAS E EMPRESAS

RESUMO:

  • ACÕES EDUCATIVAS

              Treinamento para professores e colaboradores, equipe administrativa, equipe de limpeza e de segurança.

  • AÇÕES, INTERVENÇÕES E ADEQUAÇÕES SANITÁRIAS 

              Supervisão dos protocolos implementados.

  • ACOMPANHAMENTO EPIDEMIOLÓGICO DE CASOS SUSPEITOS E CONFIRMADOS COVID-19

               Encaminhamento e orientação aos colaboradores com suspeita de COVID-19, em ação conjunta ao “Comitê de Resposta Rápida” da escola ou da empresa.

 

PROFISSIONAL RESPONSÁVEL: Katia Helena Galvão – Enfermeira (COREN 30642), Especialista em Docência para o Ensino de Enfermagem, Especialista em Educação em Sexualidade. Trabalhou nos hospitais Maternidade Sinhá Junqueira (Ribeirão Preto), Hospital Albert Einstein (São Paulo) e Liceu Albert Sabin – Escola de Educação Infantil e Ensino Fundamental, pelo período de 26 anos, atendendo crianças, adolescentes e capacitando professores em educação em saúde.

Cursos recentes COVID-19

  • Manejo de Síndrome Gripal e suas complicações (Hospital Sírio Libanês – SP)
  • Medidas de biossegurança atualizadas para enfrentamento da Covid-19 (Universidade de Santa Catarina e COREN (conselho regional de Enfermagem)

Objetivos:

  • Realizar avaliação das atividades desenvolvidas em todos os departamentos da escola ou empresa.
  • Elaborar protocolos de saúde de acordo com as orientações de organismos internacionais, em parceria com a Organização Mundial da Saúde para o retorno seguro às atividades presenciais, com as devidas ações de prevenção.
  • Treinamento com conteúdo científico sobre temas relacionados à prevenção da COVID-19, tendo como público alvo todos os setores da empresa.
  • Acompanhar a implementação dos protocolos de saúde desenvolvidos para a escola/empresa.
  • Trabalhar junto à “Equipe de Resposta Rápida” que deverá contar com representantes da gerência pedagógica e administrativa, para adequado encaminhamento de casos suspeitos.

Justificativa:

Um dos principais alertas que tem sido feitos pelas autoridades de saúde é de que o retorno ao trabalho deve ser cuidadosamente planejado do ponto de vista sanitário, uma vez que muitos estabelecimentos serão abertos em meio à pandemia da COVID 19. A adoção de protocolos de higiene serão necessários para evitar ao máximo o contágio entre alunos, profissionais e suas famílias.

Por meio do conhecimento de ações relacionadas à prevenção em saúde, o indivíduo é capaz de desenvolver habilidades interpessoais, sociais e emocionais, identificar os próprios valores, exercitar a cidadania, valorizar a vida e fazer escolhas assertivas em relação a si e a seus colegas e familiares.

Implementação de protocolos claros e seguimento de sua implantação junto aos funcionários de todos os setores é a meta de meu trabalho.  

Investimento e carga horária: sob consulta (presencial e/ou atendimento remoto)

Contatos: (16) 997065754/ (16) 996202506 

e-mail: katia-hg@hotmail.com

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PRIMEIROS SOCORROS E PREVENÇÃO DE ACIDENTES: treinamento para professores, cuidadores, pais, profissionais da saúde e público em geral

PRIMEIROS SOCORROS E PREVENÇÃO DE ACIDENTES: treinamento para professores, cuidadores, pais, profissionais da saúde e público em geral

Público alvo: professores, educadores, pais e profissionais da saúde e público em geral

Objetivos:

  • contribuir para a formação integral dos profissionais e público em geral por meio da atualização em ações de promoção da saúde;
  • dar subsídios para a promoção da prevenção de acidentes;
  • propiciar condições técnicas de atendimento imediato e eficaz por meio dos primeiros socorros.

 Conteúdo:

  1. PRIMEIROS SOCORROS: ferimentos e cortes, queimaduras, mordidas humanas, mordidas de animais, picadas de abelhas; corpos estranhos (nariz, ouvido, olhos), traumatismos, fraturas, hemorragias, convulsões, choque elétrico, intoxicação, envenenamento, asfixia, engasgamento, reanimação cardiorrespiratória.
  2. PREVENÇÃO DE ACIDENTES: atitudes preventivas nos cuidados com a criança e do ambiente (casa, escola, consultórios de odontologia, fisioterapia, psicologia entre outros)

Duração: 2 a 4 horas

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PRIMEIROS SOCORROS E PREVENÇÃO DE ACIDENTES - Escolas e Empresas

PRIMEIROS SOCORROS E PREVENÇÃO DE ACIDENTES - Escolas e Empresas


O que é a Lei Lucas?
A Lei Lucas (Lei Federal 13.722 – 2018) ganhou esse nome em homenagem ao menino Lucas Begalli, que morreu engasgado em uma excursão escolar.
A dor da tragédia levou a família de Lucas a lutar para proteger outras crianças desse risco. O esforço valeu a pena com a aprovação da lei no Congresso Nacional, após anos de luta. Com a adequação de todas as escolas, casos como o de Lucas não voltarão a acontecer.
Essa lei tornou obrigatório que todas as escolas de educação básica e recreação infantil do Brasil tenham professores e colaboradores capacitados em primeiros socorros. treinamento em primeiros socorros nos estabelecimentos de ensino básico e recreação infantil.

O Workshop Primeiros Socorros tem como público alvo professores, educadores, recreadores, pais e pessoas interessadas no tema.

Objetivo:

propiciar condições técnicas de atendimento imediato e eficaz à criança, ao adolescente e ao adulto por meio dos primeiros socorros.
promover, por meio da dramatização, situações que possam ocorrer no dia-a-dia.

Conteúdo:
• FERIMENTOS E CORTES
• QUEIMADURAS
• MORDIDAS HUMANAS
• MORDIDAS DE ANIMAIS
• PICADAS DE ABELHAS
• CORPOS ESTRANHOS (NARIZ, OUVIDO, OLHOS)
• TRAUMATISMOS E QUEDAS
• FRATURAS
• HEMORRAGIAS
• CONVULSÕES
• CHOQUE ELÉTRICO
• INTOXICAÇÃO
• ENVENENAMENTO
• ASFIXIA
• ENGASGAMENTO
• REANIMAÇÃO CARDIORRESPIRATÓRIA.

Duração: 4 horas
Investimento: sob consulta (dependendo número de participantes)

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PALESTRA ADULTO: A SEXUALIDADE NA ADOLESCÊNCIA

PALESTRA ADULTO: A SEXUALIDADE NA ADOLESCÊNCIA

“Se a sexualidade está no corpo, no pensamento, no sentimento, em nossas formas de comunicação, na energia que alimenta e sustenta nossos movimentos e atividades em relação a algo, então precisamos conversar sobre este assunto. Entender alguns conceitos em sexualidade e quais são as principais características de seu desenvolvimento nas diferentes fases da vida pode contribuir para que as manifestações da sexualidade sejam consideradas pelos adultos com respeito e cuidado às crianças para que possam se desenvolver em todo o seu potencial.” 

Público Alvo: pais, professores e educadores.

Conteúdo Programático:

    1. PRINCIPAIS CONCEITOS
      1. Sexualidade Humana
      2. Sexo e Gênero
      3. O processo de desenvolvimento da dinâmica sexual
    2. EDUCAÇÃO SEXUAL A PARTIR DOS 10 ANOS
      1. Mudanças corporais na adolescência
      2. Primeira vez
      3. Gravidez na adolescência
      4. Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs)
    3. CONSIDERAÇÕES FINAIS

Duração: 1h30

Investimento: R$50,00.

 

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CURSO: CONVERSANDO COM ADOLESCENTES SOBRE SEXUALIDADE (A PARTIR DE 13 ANOS)

CURSO: CONVERSANDO COM ADOLESCENTES SOBRE SEXUALIDADE (A PARTIR DE 13 ANOS)

Público alvo: Adolescentes a partir de 13 anos (8°, 9° e Ensino Médio).

Objetivos:

  • Contribuir para a formação adolescentes a partir de 13 anos de idade por meio de ações de promoção da saúde, visando ao enfrentamento das vulnerabilidades que comprometem o seu pleno desenvolvimento.
  • Proporcionar espaço de reflexão e orientação científica sobre temas relacionados à sexualidade humana.

Justificativa:

O desenvolvimento humano caracteriza-se pelo desenvolvimento físico, intelectual e emocional, em interação com o meio sociocultural e histórico.

Para que os jovens sejam capazes de cuidar de si, o conhecimento de temas relacionados à saúde e à prevenção de doenças é de extrema importância. O conhecimento e a possibilidade de exteriorizar suas dúvidas são fundamentais nesse processo.

Lembramos que a sexualidade não se manifesta apenas depois da puberdade; ela faz parte das relações que a criança estabelece desde os primeiros dias de vida.

A construção dos alicerces da sexualidade começa na infância: a capacidade de se ligar afetivamente, a identidade sexual, o respeito, a confiança em si e no outro, a imagem corporal, a segurança, a autoestima e a autonomia, os limites, as normas e os valores morais.

Por meio do conhecimento de temas relacionados à saúde e à sexualidade, o jovem é capaz de desenvolver habilidades interpessoais, sociais e emocionais, identificar os próprios valores, exercitar a cidadania, valorizar a vida e fazer escolhas assertivas. 

Conteúdo:

  • SEXO E SEXUALIDADE: QUAL A DIFERENÇA? Apresentação de conceitos científicos relacionados à sexualidade.
  • O QUE ESTÁ ACONTECENDO COM O MEU CORPO? Mudanças corporais na adolescência.
  • A PRIMEIRA VEZ: INICIAR OU ADIAR? Reflexão sobre a necessidade de conhecer as implicações do início da vida sexual e das responsabilidades envolvidas nessa decisão.
  • GRAVIDEZ NÃO PLANEJADA E INFECÇÕES SEXUALMENTE TRANSMISSÍVEIS (ISTs): COMO EVITAR? Conhecer os métodos contraceptivos para a prevenção da gravidez e para a saúde sexual.

Duração:  4 encontros de 1 hora.

Investimento:  R$300,00 à vista ou em 2x no cartão.

 

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CURSO: CONVERSANDO COM PRÉ-ADOLESCENTES SOBRE SEXUALIDADE (10 A 12 ANOS)

CURSO: CONVERSANDO COM PRÉ-ADOLESCENTES SOBRE SEXUALIDADE (10 A 12 ANOS)

Público alvo: Pré-adolescentes de 10 a 12 anos (5°, 6° e 7° anos)

Objetivos:

  •  Contribuir para a formação de pré-adolescentes de 10 a 12 anos por meio de ações de promoção da saúde, visando ao enfrentamento das vulnerabilidades que comprometem o seu pleno desenvolvimento.
  • Proporcionar espaço de reflexão e orientação científica sobre temas relacionados à sexualidade humana.

Justificativa:

O desenvolvimento humano caracteriza-se pelo desenvolvimento físico, intelectual e emocional, em interação com o meio sociocultural e histórico.

Para que os jovens sejam capazes de cuidar de si, o conhecimento de temas relacionados à saúde e à prevenção de doenças é de extrema importância. O conhecimento e a possibilidade de exteriorizar suas dúvidas são fundamentais nesse processo.

Lembramos que a sexualidade não se manifesta apenas depois da puberdade; ela faz parte das relações que a criança estabelece desde os primeiros dias de vida.

A construção dos alicerces da sexualidade começa na infância: a capacidade de se ligar afetivamente, a identidade sexual, o respeito, a confiança em si e no outro, a imagem corporal, a segurança, a autoestima e a autonomia, os limites, as normas e os valores morais.

Por meio do conhecimento de temas relacionados à saúde e à sexualidade, o jovem é capaz de desenvolver habilidades interpessoais, sociais e emocionais, identificar os próprios valores, exercitar a cidadania, valorizar a vida e fazer escolhas assertivas.

Conteúdo:

O QUE ESTÁ ACONTECENDO COM O MEU CORPO? Mudanças corporais na adolescência (2 aulas com duração de 1 hora).

ENTENDENDO A SEXUALIDADE NA ADOLESCÊNCIA. Apresentação de conceitos científicos relacionados à sexualidade (1 aula de com duração de 1 hora).

INFECÇÕES SEXUALMENTE TRANSMISSÍVEIS (ISTs): COMO EVITAR? Prevenção das Infecções Sexualmente Transmissíveis (1 aula com duração de 1 hora).

Duração:  4 encontros de 1 hora.

Investimento: R$300,00 à vista ou em 2x no cartão

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PALESTRA: A SEXUALIDADE COMEÇA NA INFÂNCIA

PALESTRA: A SEXUALIDADE COMEÇA NA INFÂNCIA

“Se a sexualidade está no corpo, no pensamento, no sentimento, em nossas formas de comunicação, na energia que alimenta e sustenta nossos movimentos e atividades em relação a algo, então precisamos conversar sobre este assunto. Entender alguns conceitos em sexualidade e quais são as principais características de seu desenvolvimento nas diferentes fases da vida pode contribuir para que as manifestações da sexualidade sejam consideradas pelos adultos com respeito e cuidado às crianças para que possam se desenvolver em todo o seu potencial.” 

Público Alvo: pais, professores e educadores.

Conteúdo Programático:

1. PRINCIPAIS CONCEITOS

     a. Sexualidade Humana

     b. Sexo e Gênero

     c. O processo de desenvolvimento da dinâmica sexual

2. EDUCAÇÃO SEXUAL NAS DIFERENTES FAIXAS ETÁRIAS

      a. Até os 5 anos

      b. Dos 6 aos 11 anos

      c. Dos 12 aos 14 anos

      d. Dos 15 aos 17 anos

3.CONSIDERAÇÕES FINAIS

Fontes:

  • A sexualidade começa na infância – Maria Cecília Pereira da Silva (Organizadora)
  • Educação sexual em 8 lições – Laura Muller
  • IBGE – Pesquisa Nacional de Saúde do Escolar (Pense) divulgada em 26/8/16
  • Documentário: O COMEÇO DA VIDA – Direção: Estela Renner (2016) – (UNICEF, Fundação Maria Cecília Souto Vidigal, Alana Bernard, Van Leer Foundation).
  • Documentário: THE MASK YOU LIVE IN – Direção: Jennifer Siebel Newsom (2015)

Duração: 1h30

Investimento: sob consulta.

 

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CURSO: ATUALIZAÇÃO EM SAÚDE E EDUCAÇÃO

CURSO: ATUALIZAÇÃO EM SAÚDE E EDUCAÇÃO

Público alvo: Pais, professores e profissionais que atuem com crianças.

Objetivos:

  • fornecer informações para os cuidados com a criança focando o seu bem estar físico, psíquico e social em seus primeiros seis anos, permitindo maior eficiência e técnica profissional. 
  • dar subsídios ao educador para a promoção da prevenção de acidentes;
  •  propiciar condições técnicas de atendimento imediato e eficaz da criança por meio dos primeiros socorros.

Metodologia:

  • utilização de metodologia participativa, na qual a estratégia para que se atinja o envolvimento dos participantes se dá por meio da utilização de recursos audiovisuais, materiais didáticos, dinâmicas de grupo.

Conteúdo: 

  • POSTURA PROFISSIONAL: Atribuições da função, comportamento no trabalho, comunicação, uniforme, higiene pessoal e saúde, limites, responsabilidades do educador.
  • DESENVOLVIMENTO E EDUCAÇÃO DA CRIANÇA: Noções de desenvolvimento infantil; sexualidade infantil; relação saudável com a criança (disciplina e limites); a importância do brincar.
  • A ROTINA E OS CUIDADOS COM A CRIANÇA: Sono, banho, troca de fraldas, choro, colo, alimentação (higienização dos alimentos e utensílios do bebê), passeio; controle esfincteriano.
  • PREVENÇÃO DE ACIDENTES: Cuidados e manutenção do ambiente escolar.
  • PRIMEIROS SOCORROS: ferimentos, queimaduras, mordidas humanas e de animais, picadas de abelhas, corpos estranhos (nariz, ouvido, olhos), fraturas, traumatismos, hemorragias, convulsões, choque elétrico, intoxicação, cardiorrespiratória.

Duração:  de 4 horas até 30 horas (dependendo da necessidade da contratante).

Investimento: sob consulta.

 

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