Público alvo: Pré-adolescentes de 10 a 12 anos.

Objetivos:

  •  Contribuir para a formação de pré-adolescentes de 10 a 12 anos por meio de ações de promoção da saúde, visando ao enfrentamento das vulnerabilidades que comprometem o seu pleno desenvolvimento.
  • Proporcionar espaço de reflexão e orientação científica sobre temas relacionados à sexualidade humana.

Justificativa:

O desenvolvimento humano caracteriza-se pelo desenvolvimento físico, intelectual e emocional, em interação com o meio sociocultural e histórico.

Para que os jovens sejam capazes de cuidar de si, o conhecimento de temas relacionados à saúde e à prevenção de doenças é de extrema importância. O conhecimento e a possibilidade de exteriorizar suas dúvidas são fundamentais nesse processo.

Lembramos que a sexualidade não se manifesta apenas depois da puberdade; ela faz parte das relações que a criança estabelece desde os primeiros dias de vida.

A construção dos alicerces da sexualidade começa na infância: a capacidade de se ligar afetivamente, a identidade sexual, o respeito, a confiança em si e no outro, a imagem corporal, a segurança, a autoestima e a autonomia, os limites, as normas e os valores morais.

Por meio do conhecimento de temas relacionados à saúde e à sexualidade, o jovem é capaz de desenvolver habilidades interpessoais, sociais e emocionais, identificar os próprios valores, exercitar a cidadania, valorizar a vida e fazer escolhas assertivas.

Conteúdo:

O QUE ESTÁ ACONTECENDO COM O MEU CORPO? Mudanças corporais na adolescência (2 aulas com duração de 1 hora).

ENTENDENDO A SEXUALIDADE NA ADOLESCÊNCIA. Apresentação de conceitos científicos relacionados à sexualidade (1 aula de com duração de 1 hora).

INFECÇÕES SEXUALMENTE TRANSMISSÍVEIS (ISTs): COMO EVITAR? Prevenção das Infecções Sexualmente Transmissíveis (1 aula com duração de 1 hora).

Duração:  4 encontros de 1 hora.

Investimento: R$300,00 à vista ou em 2x no cartão